Gerenciador de NFe – Notas Fiscais de Retorno de Industrialização

Objetivo

Esse post tem como objetivo auxiliar o usuário na compreensão e execução do processo de recebimento de notas fiscais de retorno de mercadorias industrializadas por terceiros no componente Gerenciador de NFe, detalhando todos os procedimentos, passo a passo, e exemplificando os vínculos feitos entre a nota fiscal recebida e os registros nos componentes de Industrialização e Ordens de Produção.

Cadastrar CFOP

É de suma importância cadastrar/editar as principais CFOP’s de industrialização antes de iniciar todo o fluxo. Sendo as configurações principais: Retorno de um processo de Remessa e Retorno, Cobrança de retorno do benefício de industrialização e Retorno de não industrializado (lembrando que podemos criar/editar nos componentes Faturamento de Produtos, Entradas e Gerenciador de NF-e). 

Processo de Industrialização

Ao iniciar-se um processo de uma OP (botões no painel inferior: Mostrar Sub-Processos > Sequenciar Processos), painel inferior > ícone de Industrializar conforme abaixo:

Logo em seguida gerará um processo no componente de Industrialização.

A saber: Caso gerem-se mais de uma industrialização para a qual o destinatário seja o mesmo, com diferentes OP’s, serão acrescentados os produtos a serem industrializados no mesmo processo que fora aberto no componente de Industrializar para o mesmo destinatário, desde que, não seja iniciado o processo de industrialização deste processo. Caso ocorra (levando em consideração que o destinatário seja o mesmo) de iniciar o processo, serão gerados outros processos de industrialização com diferentes numerações para cada OP.  

Para iniciar o processo de Industrialização basta clicar no play do painel superior.

OBS.: Caso a operação de industrialização seja manual, o mesmo deverá alocar os itens no painel inferior antes de efetuar a liberação do processo em uma operação com intenção de industrialização. Conforme abaixo, haverão duas opções, sendo: Industrializar produto de terceiro (onde será gerado uma NF-e de Entrada) e Gerenciar industrialização de nosso produto em poder de terceiro (onde será gerada uma NF-e de Saída). 

Após a liberação do processo de industrialização será gerada, automaticamente, uma NF-e de saída do produto no módulo Fiscal, componente Faturamento de Produtos, sendo assim, necessário efetuar as tratativas de uma NF-e de saída normalmente.

Retorno do produto

Ao receber uma nota de industrialização no componente Gerenciador de NF-e, deverá acessar o componente de Industrialização e localizar o pedido correspondente há ordem de industrialização anteriormente gerada.

Nos itens da industrialização encontrada, deverá ser realizado um pedido de devolução de cada item.

Para ser realizado esse processo, deverá abrir a tela de Edição do item da industrialização > Aba Devoluções > Botão Novo.

Após clicar no botão novo irá abrir a tela de inclusão de Devolução.Nessa tela haverá 3 campos. QTD: Nela deve ser colocar a quantidade há ser devolvida; Operação: Nessa combo será informado o tipo de devolução a ser feita (No caso que na nota tenha algum item que por algum motivo não houve a industrialização, deve tem de ser cadastrado duas vezes a devolução, uma Industrializado e outra Não industrializada) e Observação: Registra alguma informação relacionada a Devolução cadastrada.

Após finalizar o cadastro das Devoluções irá apresentar as informações a seguir.

 

Após realizar esses processos, acesse o componente Gerenciador de NF-e para dar entrada nos itens que sofreram alterações. Conforme print abaixo, deverá vincular os produtos com os itens da OP. Evidencio que, gerarão duplicados os produtos pois, o primeiro item significa o produto que saiu do estoque, e o segundo significa o item com a alteração (constando o valor que sofrera em relação ao processo de industrialização).

Efetuado a vinculação dos produtos, necessário a vinculação dos documentos no ícone Vincular itens da NF-e aos itens do documento origem visualizado no painel superior .

Ao vincular um produto o status do mesmo irá alterar, conforme visualizado acima. Enfatizando que, as informações do lado direito da tela referem-se aos Produtos da NF-e e TODOS os itens da NF-e devem-se estar vinculados.

Finalizado os processos de vinculações, basta receber a NF-e conforme o ícone do painel superior , onde gerará uma NF-e de entrada.

Consequentemente ao gerar a NF-e a industrialização é finalizada e os processos da OP (em relação a industrialização) são finalizados automaticamente conforme visualizados abaixo(Caso a nota emitida e associada for uma devolução parcial a industrialização e o Processo de Produção continuarão em aberto até que as quantidades sejam completamente devolvidas.):

Podendo assim dar continuidade com a OP ou finaliza-la.

Gerenciador de NFe – Notas Fiscais de Retorno de Industrialização

Deixe um comentário