Objetivo
O NSU (Número Sequencial Único) é uma numeração controlada pela SEFAZ vinculada a cada documento fiscal. Esse número é utilizado, principalmente, para controle de consultas destinadas, de forma que o sistema informe o último número adquirido no momento de realização da consulta para que não haja reprocessamento de documentos fiscais já obtidos junto ao web service do governo.
O objetivo dessa tela é permitir que o usuário tenha um controle sobre os NSUs utilizados para realização das consulta destinadas, podendo, por exemplo, alterar sua numeração para que o sistema possa voltar a uma consulta específica. Com essa tela será possível também vincular o NSU a uma empresa. Isso é útil em casos em que há a necessidade de realizar consultas para destinatários diferentes na mesma base de dados.
Acesso
Gerenciador de NFe > Painel Superior > Drop-down Botão “Eventos” > Gerenciar NSU
Incluindo um novo NSU
Para incluir um novo NSU, clique no botão “Novo” e será aberta uma tela com informações a serem preenchidas para o cadastro do novo NSU:
No campo NSU, deve ser informado a numeração do NSU a ser incluído.
O flag Padrão deverá ser marcado caso aquele seja o registro de NSU padrão. Isso servirá para casos em que haja mais de um destinatário vinculado a NSUs diferentes. Nas funcionalidades que não forem especificadas a execução de forma múltipla, o registro de NSU a ser trabalhado será aquele marcado como padrão.
No campo Empresa, deverá ser informada a empresa destinatária vinculada ao NSU a ser incluído. Ao selecionar uma empresa, o campo Certificado será automaticamente preenchido se a empresa em questão possuir um certificado vinculado a ela cadastrado no sistema.
O campo Pasta é opcional. Quando preenchido, os documentos de consultas destinadas utilizando o registro de NSU em questão serão enviados à pasta configurada. Esse direcionamento de pastas é feito apenas no método de consultas múltiplas (mais de um destinatário). No método de consulta por um único CNPJ, a pasta para qual os registros serão enviados é aquela selecionada no momento, no painel de pastas do componente.
Com as informações preenchidas, basta clicar no botão Salvar e confirmar a mensagem de inclusão.
Editando
Uma vez incluído, as informações editáveis do NSU são sua numeração e a pasta. Essa edição é feita na própria tela principal.
Para editar a numeração, basta clicar em cima da numeração atual, na coluna NSU, digitar o número desejado e apertar a tecla Enter
Para editar a pasta, clique no botão e selecione a pasta desejada na tela que será aberta.
Excluindo
Para excluir um NSU, selecione o registro desejado, clique no botão e confirme a mensagem exibida.