Centro de Custo
Existem duas formas de como gerenciar centros de custo no Titanium:
1- Com controle orçamentário e saldo inicial com crédito.
2- Sem controle orçamentário e saldo inicial zerado.
Exemplo: Digamos que a empresa X, tenha uma conta contábil destinada para o controle de Gestão das Obras dos Imóveis e existam três centros de custo gerados da seguinte forma:
Tipo de Período: Semanal
Gerado as parcelas por semana, de forma automática pelo sistema.
Tipo de Período: Mensal
Gerado as parcelas por mês, de forma automática pelo sistema.
Tipo de Período: Única
Neste tipo de período, é possível informar a data de início e fim do período.
Para o tipo de período semanas, existe uma aba adicional, chamada Semanas, onde é possível editar a porcentagem da distribuição.
Aba Contas Contábeis, é possível vincular as contas contábeis a um determinado centro de custo e efetuar a distribuição da porcentagem correspondente.
Lembrando que na visão de controle orçamentário – é efetuado um crédito no saldo inicial dos centros de custo.
Quando for efetuado no financeiro, um lançamento de despesa pertinente a conta de água no valor total de R$ 1800,00.
No painel inferior, é possível indicar quais centros de custo, este valor deverá ser rateado.
A conta de água de 1800,00 será vinculada aos três centros de custo 0001,0002 e 003.
E será gerado um movimento de débito para cada centro de custo no valor de R$ 600,00.
Sem controle orçamentário – o saldo inicial dos centros de custo será zero.
Conforme serem efetuado os lançamentos de receita, irá ser gerado um movimento a crédito para o centro de custo vinculado.
Em contra partida, os lançamentos de despesa, irá ser gerado um movimento a débito nos centros de custo vinculado, conforme o rateamento.
No histórico do movimento do centro de custo, o débito da operação, deve fazer parte da composição do Valor Utilizado.