[ORDENS DE PRODUÇÃO] – Tipos de Operação

Este post tem como objetivo especificar e diferenciar cada um dos tipos de operação utilizados no componente Ordens de Produção, a fim de esclarecer qual deles é o ideal para seu processo:

Ordem de Produção:
producao32

Nessa operação, os recursos utilizados para realização dos subprocessos são de propriedade da própria empresa produtora, localizando-se em sua totalidade internamente, e não sob a propriedade de terceiros.

Ordem de Serviço:
servico32

Uma ordem de serviço é utilizada quando é necessária a realização de uma tarefa interna, como por exemplo manutenções de recursos utilizados na produção. É o único tipo de operação em que não há movimentação de estoque, salvo em casos que se faz necessária a utilização de algum produto do estoque para a realização do serviço em questão.

Ordem de Industrialização:
industrializacao32

Na ordem de industrialização, a realização dos subprocessos da operação depende de recursos e/ou serviços de terceiros para serem concluídas. É utilizada quando a empresa não possui todos os recursos necessários para realizar a produção completamente. Vale ressaltar essa operação deve ser utilizada sob a ótica da empresa requisitada, ou seja, quando se tem uma requisição para industrializar subprocessos de terceiros. Para o processo inverso, deve ser utilizada uma ordem de terceirização

Ordem de Montagem:montagem32

É a parte final de uma ordem de produção, onde todos os componentes serão organizados a fim de realizar a montagem do produto principal.

Ordem de Desmontagem:desmontagem32

A ordem de desmontagem deve ser utilizada a fim de fazer com que os componentes (subprodutos) de um determinado produto voltem para o estoque em forma de matéria-prima. Um exemplo para tal utilização pode ser uma ordem de produção requisitada erroneamente. Após sua conclusão, não há a necessidade de usar o produto produzido, portanto o mesmo é desmontado e suas matérias-primas poderão ser reutilizadas.

Ordem de Terceirização:
terceirizacao32

Similar à ordem de industrialização, porém sob a ótica da empresa requisitante. Deve ser utilizada quando não se tem todos os recursos necessários para concluir um subprocesso e, portanto, existe a necessidade de terceirizar a utilização dos mesmos.

Para maiores informações sobre o componente de Ordens de Produção, consultar o manual específico do componente.

[ORDENS DE PRODUÇÃO] – Tipos de Operação

Deixe um comentário