Objetivo
Adicionar manualmente um valor de crédito de ICMS a uma nota fiscal.
Acesso
Faturamento de Produtos > Painel Inferior > Drop-down botão “Novo” > “Crédito de ICMS”
Campos da Tela
Valor
Valor do ICMS a ser creditado.
Unidade de Medida
Unidade de medida em que o crédito será considerado. Por padrão, a unidade de medida carregada automaticamente no campo é o real (R$). É recomendável que a mesma seja mantida.
Classificação Fiscal
Classificação fiscal à qual o ICMS será creditado.
Legislação
Legislação à qual o ICMS será creditado.
Exemplo de Utilização
No exemplo a seguir, vamos utilizar uma nota fiscal criada manualmente para inserirmos o crédito de ICMS. É importante ressaltar que notas fiscais de crédito não podem ter produtos. Portanto, a nota fiscal que iremos utilizar, é uma nota sem itens.
Antes de realizar a inclusão do crédito de ICMS, observamos que os valores da nota fiscal em questão estão zerados:
Após acessarmos a tela pelo componente Faturamento de Produtos, iremos preenchê-la com as informações necessárias para adicionar um crédito no valor de 10 reais (como na imagem mostrada no início deste post). Feito isso, clicamos em “OK” para confirmar a inclusão e o item aparecerá no painel inferior da seguinte forma:
Como podemos ver, a quantidade e os valores líquidos e bruto estarão zerados para esse item, assim como no total da nota fiscal. No entanto, o valor do ICMS da nota e do item será de 10 reais, da forma como adicionamos o crédito. Ao abrirmos a tela de edição da nota fiscal, podemos constatar isso: