Tela de Gerenciamento de NSU

gerenciamento_nsu

Objetivo

O NSU (Número Sequencial Único) é uma numeração controlada pela SEFAZ vinculada a cada documento fiscal. Esse número é utilizado, principalmente, para controle de consultas destinadas, de forma que o sistema informe o último número adquirido no momento de realização da consulta para que não haja reprocessamento de documentos fiscais já obtidos junto ao web service do governo.

O objetivo dessa tela é permitir que o usuário tenha um controle sobre os NSUs utilizados para realização das consulta destinadas, podendo, por exemplo, alterar sua numeração para que o sistema possa voltar a uma consulta específica. Com essa tela será possível também vincular o NSU a uma empresa. Isso é útil em casos em que há a necessidade de realizar consultas para destinatários diferentes na mesma base de dados.

Acesso

Gerenciador de NFe > Painel Superior > Drop-down Botão “Eventos” > Gerenciar NSU

Incluindo um novo NSU

Para incluir um novo NSU, clique no botão “Novo” novo333 e será aberta uma tela com informações a serem preenchidas para o cadastro do novo NSU:

novo_nsu

No campo NSU, deve ser informado a numeração do NSU a ser incluído.

O flag Padrão deverá ser marcado caso aquele seja o registro de NSU padrão. Isso servirá para casos em que haja mais de um destinatário vinculado a NSUs diferentes. Nas funcionalidades que não forem especificadas a execução de forma múltipla, o registro de NSU a ser trabalhado será aquele marcado como padrão.

No campo Empresa, deverá ser informada a empresa destinatária vinculada ao NSU a ser incluído. Ao selecionar uma empresa, o campo Certificado será automaticamente preenchido se a empresa em questão possuir um certificado vinculado a ela cadastrado no sistema.

O campo Pasta é opcional. Quando preenchido, os documentos de consultas destinadas utilizando o registro de NSU em questão serão enviados à pasta configurada. Esse direcionamento de pastas é feito apenas no método de consultas múltiplas (mais de um destinatário). No método de consulta por um único CNPJ, a pasta para qual os registros serão enviados é aquela selecionada no momento, no painel de pastas do componente.

Com as informações preenchidas, basta clicar no botão Salvar e confirmar a mensagem de inclusão.

Editando

Uma vez incluído, as informações editáveis do NSU são sua numeração e a pasta. Essa edição é feita na própria tela principal.

Para editar a numeração, basta clicar em cima da numeração atual, na coluna NSU, digitar o número desejado e apertar a tecla Enter

Para editar a pasta, clique no botão pasta16 e selecione a pasta desejada na tela que será aberta.

Excluindo

Para excluir um NSU, selecione o registro desejado, clique no botão excluir2 e confirme a mensagem exibida.

 

Tela de Gerenciamento de NSU
Classificado como:                                            

Deixe uma resposta