Introdução
Este manual destina-se à orientar todos os usuários do Titanium 3.0 à cadastrar e dar manutenção aos cadastros de Empresas e Pessoas. O conceito de Empresas e Pessoas do Titanium consiste no conjunto de qualquer pessoa jurídica ou física para poder participar de operações em geral do software como vendas, compras e emissão de documentos fiscais.
Tipo e estrutura do componente
O componente de empresas e pessoas pertence ao módulo cadastral e normalmente está localizado na barra de menus Cadastros, porém pode ser reposicionado através de configurações avançadas feitas pelo Administrador do sistema ou pelo representante da TECWARE responsável pelo projeto da empresa.
O componente é do tipo CONTAINER PADRÃO, ou seja, estilo de componente no formato OUTLOOK com o conceito de gerenciamento de pastas, LOCALIZADOR de registros do tipo QUERY BUILDER e divisão da tela principal em 2 painéis, superior e inferior, portanto todas as funcionalidades básicas de navegação e organização de registros além do conceito de permissões de usuários por pastas e métodos foram HERDADAS (conceito de programação orientada à objetos) dos componentes base, estando totalmente disponíveis neste componente.
Ícones do componente
Tela de navegação do componente
Por tratar-se de um componente do tipo container padrão, a tela de navegação é no padrão OUTLOOK com todas as funcionalidades básicas de navegação do Titanium 3.0.
Explorando
As setas de comando do teclado, movem o ponteiro do registro do painel selecionado, mostrando os registros correspondentes no outro painel.
Classificando
O click no cabeçalho da coluna ordena o conteúdo do painel em função da coluna clicada, invertendo em ordenação crescente e decrescente.
Posicionando
Ao iniciar a digitação no painel selecionado, o ponteiro se posiciona no registro que atende à digitação na coluna previamente clicada.
Tela do registro de uma empresa ou pessoa (aba geral)
Caption ou barra de legenda da tela
No topo da tela fica exibido o nome do componente e a ação solicitada, INCLUSÃO ou EDIÇÃO.
Abas ou Guias
Seguindo o padrão de uma tela de de registros no formato de propriedades, a tela do registro de uma empresa tem abas separadas por categoria de informações, são elas:
- Geral
- Endereços
- Telefones
- Fiscal
- Comercial
- Histórico
- Outras
- Relações
Barra de status
Ainda no padrão de propriedades de um registro, a tela apresenta uma barra de status para avisos rápidos ao usuário sobre validação de campo e outras comunicações rápidas sobre as ações realizadas na tela.
Botões de comando
Os botões de navegação ficam visíveis na tela, independente da aba selecionada
- OK – Concluí a operação solicitada gravando o registro e fechando a tela.
- Cancelar – Cancela a operação solicitada e fecha a tela.
- Aplicar – Concluí a operação solicitada gravando o registro e mantendo a tela aberta.
Características e campos principais
Apresenta as informações principais do registro como o Nome Fantasia e Razão Social para pessoas jurídicas e Apelído e Nome Completo para pessoa física, documentos de identificação como CNPJ, IE, RG e CPF, tipo de pessoa jurídica ou física (tal propriedade também define o Ícone que representará o registro), além dos campos observação, idioma para comunicação e empresa do grupo.
Métodos ou funcionalidades específicas da ABA