Gerenciamento de Unidades de Medida

unidade_gerenciamento

Objetivo

Essa tela tem como objetivo gerenciar as unidades de medida cadastradas no sistema, permitindo ao usuário criar, editar ou excluir as mesmas.


Acesso

Produtos e Serviços > Painel Superior > Botão “Gerenciar Unidades de Medida” unidade2.


Campos da Tela

Nome

Nome da unidade de medida. Ao editar, esse campo será preenchido com o nome atual da unidade de medida.

Tipo de Unidade

Tipo da unidade de medida. Os possíveis tipos são:

dimensao — Dimensão
peso — Peso
caixa_estoque — Quantidade
tempo — Tempo
volume — Volume

Quantidade De […] Para […]

Esse campo armazena a quantidade necessária para converter a unidade de medida selecionada para a unidade básica de seu tipo. Por exemplo: se nossa unidade básica do tipo peso for KG (quilogramas), e estivermos editando a unidade T (tonelada), esse campo deve ser preenchido com o número 1000, pois a quantidade de KG para T é 1000.

Quantidade de Casas Decimais

Número de casas decimais com que a quantidade da unidade de medida em questão será representada.

Observação

Texto que aparecerá abaixo do nome da unidade de medida no grid. Geralmente é utilizado para colocar o nome da unidade por extenso, deixando o campo Nome para a sigla.


Exemplo de Utilização

Para criar uma nova unidade de medida, vamos clicar no botão “Novo” novo333 e preencher todas as informações na tela. Feito isso, clicamos no botão “Salvar” salvar e a nova unidade de medida deve aparecer no grid.

Para editar uma unidade de medida, clique no botão “Editar” editar2 e, após realizar as alterações desejadas, clique no botão “Salvar” salvar para gravá-las.

Para excluir uma unidade de medida, clique no botão “Excluir” excluir2 e confirme a mensagem que será exibida. Não será possível realizar a exclusão de uma unidade de medida que tenha produtos ou unidades conversíveis associadas a ela.

Para tornar uma unidade de medida padrão, basta clicar no botão “Tornar padrão” checkbox1 (na barra de ferramentas ou na coluna do grid) e confirme a mensagem. Caso queira tornar um item não padrão, clique no botão “Tornar não padrão” checkbox0 (localizado no mesmo lugar do botão anterior) e confirme a mensagem. A unidade de medida marcada como padrão será puxada automaticamente pelo sistema em diversos momentos em que o mesmo trabalhar com unidades de medida. Só é possível ter uma unidade de medida padrão.

Para tornar a unidade de medida selecionada como unidade básica de seu tipo, clique no botão “Tornar a unidade básica do tipo” caixa_estoque localizado na barra de ferramentas e confirme a mensagem. Cada tipo pode ter apenas uma unidade básica. 


Legendas do Grid

checkbox1 — Indica uma unidade de medida padrão

checkbox0 — Indica uma unidade de medida não padrão

cadeado — Indica que a unidade de medida é de sistema, ou seja, que não foi cadastrada por um usuário.

Gerenciamento de Unidades de Medida
Classificado como:                                    

Deixe uma resposta