Objetivo
Esse recurso tem como objetivo cadastrar uma empresa no Titanium utilizando o serviço de consulta de cadastro de contribuintes disponibilizados pela SEFAZ.
Acesso
Empresas e Pessoas > Painel Superior > Drop-down Botão “Novo” > “Novo consulta SEFAZ”
Cadastrando uma nova empresa
Ao clicar no botão destacado acima, o sistema pode executar dois fluxos diferentes:
- Caso seja a primeira vez utilizando o recurso na base de dados ou ainda não exista um certificado configurado no sistema (na tela de gerenciamento de certificados digitais), será aberta uma janela explorer do Windows para que o usuário aponte um certificado digital (arquivo .pfx) por meio de um caminho físico acessível pelo mesmo. Logo após a seleção do arquivo, será aberta uma nova tela para que seja digitada a senha do certificado.
- Caso já exista um certificado digital configurado no sistema, o recurso irá assumir o certificado marcado como padrão na tela de gerenciamento de certificados digitais para realizar o processo.
Passada essa etapa, será aberta a tela principal do recurso, onde serão efetuadas as consultas e, consequentemente, os cadastros das empresas:
Para consultar/cadastrar uma empresa, basta digitar o CNPJ da mesma no respectivo campo e selecionar o estado no qual o contribuinte está cadastrado na SEFAZ e clicar no botão “Consultar”. Caso o cadastro seja efetuado com sucesso, será exibida uma mensagem informando o resultado.
Considerações Importantes
- Disponibilidade dos Web Services: Os Web Services utilizados para realização dessa consulta são separados por UF e a disponibilidade dos mesmos pode ser verificada pelo ícone , ao lado do campo “Estado”. Parando o mouse em cima do ícone, é possível verificar quais estados não possuem Web Service para esse recurso e, portanto, não estão habilitados a serem utilizados na consulta de contribuintes nele cadastrados.
- Cadastro do certificado utilizado: Caso o recurso seja utilizado no primeiro fluxo mencionado no começo da explicação (sem certificado configurado), ao final do processo, caso pelo menos uma empresa seja cadastrada com sucesso, o sistema irá automaticamente também cadastrar o certificado utilizado como certificado padrão na tela de gerenciamento de certificados digitais.